• Ruben Andrade nasceu em 1975, no Porto. Estudou piano com Anne Marie Soares e composição com Fernando Lapa no Conservatório de Música do Porto.

    Em 1997, prosseguiu os seus estudos superiores na ESMAE – Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, onde estudou composição com Virgílio Melo, Filipe Pires, Cândido Lima, Carlos Guedes e João Madureira.

    Estreou a sua obra “Florescências” para Celesta, Viola d’arco, Guitarra, Trombone e Contrabaixo, em 1999, num concerto em co-produção com Musica Nova / ESMAE.

    Participou como assistente de Virgílio Melo em vários eventos, entre os quais: “Queima do Judas” numa produção do Porto 2001, com encenação de Alan Richardson; Festival de Musica Viva 2001, na realização electrónica integrada no MC 47 – grupo de música mista da ESMAE.

    Compôs música para “Terror e Miséria do 3º Reich”, com encenação de António Durães, uma peça de teatro realizada pelos alunos do 3ºano de Teatro da ESMAE (2001).

    Em 2002, assistiu a um seminário de Paul Berg sobre Composição Algorítmica, e realiza várias peças de música electrónica usando este processo de composição.

    Em 2004 concluiu a Licenciatura em Composição.

    Com fins pedagógicos, orquestrou várias canções populares portuguesas para pequenos grupos instrumentais e coro infantil.

    Colabora com a Companhia da Música, realizando arranjos e adaptações de obras musicais para orquestra de camera.

    Em 2006, orquestrou a Sonata k.283 para Ensemble de Clarinetes como projecto extra-curricular desenvolvido na Academia de Música de Castelo de Paiva, enquadrado nas comemorações dos 250 anos do nascimento de A. W. Mozart.

    Para esta mesma formação, realizou em 2008, uma adaptação e re-orquestração do Concerto em Ré Maior de J. Haydn.

    Em 2010, concluiu o curso 101 do Protools (Programa de edição áudio-digital), integrado nos cursos de formação avançada na Universidade Católica.

    Atualmente leciona a disciplina de Análise e Técnicas de Composição na Academia de Música de Castelo de Paiva, Academia Valentim Moreira de Sá e na Escola de Música da Póvoa de Varzim.