• Iniciou o seu percurso musical aos 10 anos na Banda Marcial de Nespereira. Seguindo-se uma passagem pela Academia de Música de Castelo de Paiva onde teve aulas com o professor Rui Vilarinho e mais tarde na Academia de Amadores de Música de Lisboa, na classe do professor Luís Cochofel. Integrou a Banda Sinfónica do Exército e a Banda da RMN sob a direção do maestro maj. José Manuel Botelho.

    Mais tarde é admitido na Escola Superior de Artes Aplicadas na classe do professor Paulo Barros. Em formação de Orquestra Sinfónica, colaborou, entre outras, com a Orquestra do Norte, onde teve oportunidade de trabalhar com os maestros: Benjamin Zander, Álvaro Cassuto, Marc Tardue, Martin André, Young Min Park, António Vitorino de Almeida, Jan Dobrzlewski, Pedro carneiro, António Saiote, Pedro Neves, Cesário Costa, Vasco Pierce de Azevedo, Luís Carvalho, João Paulo Santos, Rui Massena, Félix Carrasco, Franz Albanese, entre outros. Prosseguiu os seus estudos com a flautista americana Katharine Rawdon e concluiu a Licenciatura em Música – variante Flauta Transversal com classificação elevada. Obteve o grau de Mestre em Ensino de Música pelo Instituto de Estudos Transdisciplinares de Viseu.

    Participou em produções de Ópera, entre as quais se destacam: “La Bohème” de G. Puccini, “A Viúva Alegre” de F. Lehar, “L’occasione fa il ladro” de G. Rossini, “Sansão e Dalila” de C. Saint – Säens e “Otello” de G. Verdi.

    Frequentou cursos de aperfeiçoamento e masterclasses com os professores: Thies Roorda, Marc Hantai, Trevor Wye, Benoit Formanger, Celso Woltzenlogel. Gil Magalhães, Nuno Inacio, Vasco Gouveia e Rute Fernandes.

    Frequentou masterclasses de direção com os maestros Jean Sébastien Béreau, José Rafael Pascual Vilaplana, Jan Cober, José Eduardo Gomes, Fernando Marinho, Gonçalo Lourenço, Sílvio Cortez, Rafael Agulló Albors, Javier ViceiroFilgueira e Bart Picqueur.

    Como aluno da Academia Europeia de Direcção, trabalha regularmente com os professores Rafael Agulló Albors e Andrés Álvarez.

    Daniel Botelho é multi-instrumentista, com um percurso marcado pela versatilidade, tendo-se apresentado em concerto com diversas formações, nas salas mais carismáticas de todo o território continental e ilhas e no estrangeiro em países como: Espanha, França, Itália, Suíça e Estados Unidos da América.

    Atualmente é maestro da Banda Marcial de Nespereira e docente de Flauta Transversal e Classe de Conjunto na Academia de Música de Castelo de Paiva.