• Anabela Alves Simões Queiroz iniciou os seus estudos musicais na Escola Profissional de Arte de Mirandela, em 1990. Integrando a sua Orquestra realizou inúmeros concertos e digressões pelo Canadá e Escócia (Aberdeen International Youth Festival). Trabalhou com maestros de reconhecido valor artístico como Ricardo Averbach, Gary Daverne, Gunther Arglebe, Leonardo de Barros, Miguel Graça Moura, Harvey Felder, José Luís Duarte, Miyo Inouye, Marvin Rabin, Thomas Rolston.

    Continuou os seus estudos na Universidade de Évora na classe do Professor Max Rabinovitsj. Na mesma altura integrou a Orquestra Cidade de Évora realizando uma série de concertos em Hannover (Alemanha) inseridos na Expo 2000. Posteriormente, participou com a Orquestra do Norte (Maestro Ferreira Lobo), a Orquestra de Braga (Maestro António Baptista), a Orquestra de Pedroso (Maestro Altino Carvalho) e o Ensemble de Cordas das Terras do Vale do Sousa (ADER SOUSA).

    Tem participado em vários masterclasses referentes as três principais “escolas” da pedagogia do violino [metodologia Russa orientada pelo prof. Max Rabinovitsj; a escola italiana/método Paganini pelo prof. Ludovico Trama e a estilística do violino Barroco sob orientação do professor Angel Sampedro].

    Em Música de Câmara, interpretou obras do ligeiro ao erudito de todos os períodos musicais, realizando inúmeros concertos em vários locais como: Convento de S. Bento da Vitória no Porto, Salão Árabe do Palácio da Bolsa no Porto, Museu de Lamego.

    Foi convidada algumas vezes, pelo maestro e compositor Jorge Salgueiro, em participar no projeto artístico “Foco Musical”.

    Começou a lecionar Violino, em 2002, no Conservatório de Música David de Sousa (Figueira da Foz) e no Conservatório Regional de Coimbra. Lecionou também na Academia de Música de Santa Maria da Feira. Atualmente leciona na Academia de Música de Castelo de Paiva (desde 2007).