• Ana Patrão é natural de Castelo de Paiva, iniciou os seus estudos musicais aos dez anos na Academia de Música de Castelo de Paiva. Aí recebeu o 1º Prémio nas Olimpíadas Musicais, na categoria E. Concluiu o curso secundário de Clarinete na classe do Professor Victor Pereira com a classificação de 18 valores.

    Participou em Master-Classes com os Professores: Carlos Alves, Luís Carvalho, Bruno Graça, Iva Barbosa, António Rosa, Nuno Pinto, Victor Pereira, Luís Silva, António Saiote, José Luís Estellés, Stephane Hascoët, Philippe Berrod, Alain Damiens e Phillipe Cuper.

    Participou em estágios com a Orquestra de Sopros dos Templários, Orquestra de Jovens e Banda Sinfónica de Santa Maria da Feira, Banda Sinfónica Minho-Galaica, Banda Sinfónica Portuguesa e Orquestra das Beiras.

    A música de câmara trabalhou com os Professores Luís Carvalho, Fausto Neves e António Chagas Rosa.

    Colaborou com o Ensemble de música contemporânea da Universidade de Aveiro: “Momentum”. Aí teve a oportunidade de fazer a estreia nacional da obra “A Tre” de Virgílio Melo.

    Membro da Orquestra Invicta de Clarinetes.

    Frequentou o Curso Livre de Clarinete na ESMAE, orientada por Iva Barbosa.

    Completou a Licenciatura em Ensino de Música (Licenciatura de 5 anos), área vocacional Clarinete, na Universidade de Aveiro, na Classe do Professor Luís Silva. Integrado realizou o Estágio Profissional em Clarinete e Música de Câmara sob a orientação de Victor Pereira e Luís Silva na AMCP, com a duração de um ano letivo.

    Leciona Clarinete na Academia de Música de Castelo de Paiva desde 2005.

    Simultaneamente desenvolve alguma atividade artística, nomeadamente alguns projectos pontuais ligados ao Tango, bem como concertos de Música de Câmara.