• Masterclasse de Flauta

  • Destinatários 

    A Masterclasse de Flauta com Rute Fernandes na Academia de Música de Castelo de Paiva  destina-se a todos os alunos de Flauta que queiram aperfeiçoar-se técnica e musicalmente, com uma flautista de reconhecido percurso musical e artístico

     

     

    Objectivos 

    A Masterclasse tem como objetivo principal, contribuir para o desenvolvimento técnico e artístico dos alunos de flauta de diferentes níveis de ensino, promovendo a partilha e troca de experiencias individuais e coletivas.

     

     

    MASTERCLASSE 

    15.11.2019 (sexta-feira)

    17:00h/22:00h – recepção e aulas dos participantes

     

    16.11.2019 (sábado)

    9:30h/12:30h – aulas dos participantes

    14.30h/18.30h – aulas dos participantes

     

    17.11.2019 (domingo)

    9:30h/12.30h – aulas dos participantes

    14.30h/17.30h – aulas dos participantes

    17:30h – Entrega de certificados de participação

     

    Rute Fernandes

    Natural de Guimarães, estudou na Escola Profissional e Artística do Vale do Ave (Artave) nas classes das professoras Joaquina Mota e Elisa Trigo. Como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, concluiu a licenciatura na Haute École de Musique de Genève com Michel Bellavance e Mestrado Especializado em Orquestra na Hochschule Luzern – Musik com Sarah Rumer e Nicola Mazzanti (piccolo) com distinção máxima. Durante o seu percurso, foi laureada com o 1° prémio no 53. Internationaler Instrumentalwettbewerb Markneukirchen, no 71° Prague Spring Competition com Menção Honrosa do Júri e Prémio Especial para a melhor interpretação da peça encomendada para o IMC 2019, Edwin-Fischer Preis Wettbewerb, Concours National d’Éxecution Musical de Riddes (Suíça), International Flute Competition Jastrzebie-Zdrój na Polónia, 3o Concurso Nacional de Sopros Terras de la Salette, Honorific Prize David Russell, entre outros. Apresentou-se como solista em Portugal, Suíça e Alemanha. Completou a sua formação com estudos de flauta barroca com Serge Saitta e com masterclasses com Emmanuel Pahud, Barthold Kuijken, Denis Bouriakov, Sarah Rumer, Riccardo Ghiani, Felix Renggli, Vincent Cotvrint.

    É membro do ensemble Made in Trio (David Dias da Silva-clarinete e Sinforosa Petralia-piano). O trio foi laureado nos concursos Chieri International Chamber Competition, Marianne und Curt Dienemann Stiftung, Orpheus Chamber Music Competition e finalistas no Concert Artist Guild Competition em Nova York.

    Destaca-se ainda a participação nos festivais Klang-Basel, Swiss Foundation for Young

    Musicians, Mimiko Konzerte, Swiss Chamber Music Festival Adelboden (Suíça),

    Festival Internacional de Música da Primavera (Portugal), Amici della Musica Trapani e Amici della Musica Alcamo (Sicília).

    Integrou a Verbier Festival Chamber Orchestra, Verbier Festival Orchestra, Schleswig-Holstein Musik Festival, Schweizer-Jugend-Sinfonie Orchester, European Union Youth Orchestra (Summer School), sendo também membro da Orquestra XXI. A Rute colabora também regularmente com várias orquestras suíças como convidada. Rute Fernandes é Artista Haynes e trabalha como Solista Assistente na Philharmonia Zürich, orquestra da ópera de Zurique.