•  

    ACADEMIA DE MÚSICA DE CASTELO DE PAIVA

    Master Classe

    Violoncelo – Filipe Quaresma

    17 e 18 de Fevereiro de 2018

     

    Destinatários

    A Master Classe de Violoncelo da Academia de Música de Castelo de Paiva destina-se a todos os graus de ensino, básico, complementar e superior. No entanto poderão inscrever-se amadores que estejam interessados em aperfeiçoar os seus conhecimentos.

     

    Objectivos

    O Curso visa contribuir para o desenvolvimento técnico-artístico dos alunos, promovendo um ambiente de partilha de experiencias individuais e coletivas. Proporcionar aos executantes e ouvintes formas e técnicas inovadoras de modo a ultrapassar as dificuldades inerentes ao processo de ensino aprendizagem do instrumento.

     

    PROGRAMA

    17.02.2018

    9h30 – Recepção

    10.00h/13.00h – aulas dos participantes

    13h00 – almoço

    14.30h/18.00h – aulas dos participantes

     

    18.02.2018

    10.00h/13.00h – aulas dos participantes

    13h00 – almoço

    14.30h/18.00h – aulas dos participantes

    18.30h – Concerto de Encerramento e entrega dos diplomas de participação.

     

    Filipe Quaresma, violoncelo

    Filipe Quaresma, “...um dos mais interessantes músicos portugueses da actualidade” (P. Santos, Jornal Público, Janeiro 2015) com uma “....forma precisa e soberbamente articulada de tocar, cheia de paixão e muitas vezes bastante contemplativa...” (D. Ketler, The Strad Magazine, Julho 2015) concilia a sua intensa carreira a solo e de música de câmara com a actividade de professor de violoncelo na ESMAE, o lugar de primeiro violoncelo da Orquestra Barroca da Casa da Música (CdM) e do Darcos Ensemble, principal violoncelo convidado do Remix Ensemble CdM e do Sond’Ar-te Electric Ensemble, e, desde 2013, violoncelo convidado da Orchestre Révolutionnaire et Romantique de Sir John Eliot Gardiner.

    Iniciou os estudos musicais na Covilhã, tendo como primeiro professor de violoncelo Rogério Peixinho. Mais tarde, em Londres e Florença, estudou com David Strange, Mats Lidström e Natalia Gutman.

    Ao longo da sua carreira obteve vários prémios e bolsas de estudo de prestígio internacional, sendo de destacar em 2010 o título ARAM (Associate Royal Academy of Music).

    Das suas inúmeras gravações, com as mais variadas formações, destaca-se o seu primeiro disco a solo “Portuguese Music for Solo Cello” (2014) exclusivamente dedicado a compositores portugueses contemporâneos e o disco “Sonatas for cello and piano” (2017) em colaboração com o pianista António Rosado, também com o apoio da GDA. 

    Recentemente estreou o concerto para violoncelo e orquestra de Luís Tinoco, com a Orquestra Sinfónica Portuguesa e Pedro Neves, obtendo as melhores críticas.

    Filipe Quaresma toca com um violoncelo de Christian Bayon e um violoncelo barroco de António Capela.

     

     

    Alojamento

    (condições especiais)

     

    Hotel Rural

    Casa de S. Pedro

    Quinta de S. Pedro

    4550-271 Castelo de Paiva

    Quarto com suite privada

    Pequeno-almoço

    Ar condicionado + TV

    Contactos

    Tlf. 255 689 647/468

    Fax. 255 689 510