• Curso Aperfeiçoamento – Acordeão e Guitarra

  • Destinatários

    O Curso de Aperfeiçoamento de Acordeão e Guitarra da Academia de Música de Castelo de Paiva destina-se a todos os graus de ensino, básico, complementar e superior. No entanto poderão inscrever-se amadores que estejam interessados em aperfeiçoar os seus conhecimentos.

     

    Objectivos

    O Curso visa contribuir para o desenvolvimento técnico-artístico dos alunos, promovendo um ambiente de partilha de experiencias individuais e coletivas. Proporcionar aos executantes e ouvintes formas e técnicas inovadoras de modo a ultrapassar as dificuldades inerentes ao processo de ensino aprendizagem do instrumento.

     

    PROGRAMA

     

    27.03.2018

    9h30 – Recepção

    10.00h/13.00h – aulas dos participantes

    13h00 – almoço

    14.30h/18.00h – aulas dos participantes

    28.03.2018

    10.00h/13.00h – aulas dos participantes

    13h00 – almoço

    14.30h/18.00h – aulas dos participantes

    18.00h – Encerramento e entrega dos diplomas de participação.

     

    Academia de Música de Castelo de Paiva

    Rua Emídio Navarro, 102

    4550-126 Castelo de Paiva

    www.amcpaiva.com

    webamcp@gmail.com

     

    Vitor Monteiro, Acordeão

    Nasceu no Porto no dia 2 de Outubro de 1980 e iniciou os seus estudos musicais aos 6 anos na Escola de Música dos STCP.

    Aos 11 anos ingressou no Conservatório de Música do Porto tendo posteriormente concluído o curso complementar de Clarinete no Conservatório de Música de Aveiro e Acordeão no Conservatório de Música de Viseu nas classes dos professores Nelson Aguiar e Abel Moura respetivamente.

    Concluiu a Licenciatura e Mestrado em ensino de Acordeão na Universidade de Aveiro e a par desta formação a licenciatura em Planeamento Regional e Urbano na mesma Universidade.

    Foi convidado a tocar em inúmeros concertos a solo e com a orquestra de sopros da Academia de Lousada, Orquestra Sinfónica da Escola Profissional de Musica de Viana do Castelo, Banda Sinfónica Portuguesa, Orquestra Nacional de Guitarras e Bandolins.

    Como professor foi orientador de uma MasterClasse de Acordeão na Academia de Música de Paços de Brandão e tem sido convidado como jurado para o Trofeu Nacional de Acordeão em Alcobaça. Tem dinamizado e organizado enumeras atividades pedagógicas e desde 2016 é o produtor e responsável artístico do Festival de Acordeão do Porto que em 2018 fará a sua 3ª edição.

    É fundador e responsável pela orquestra de Acordeões “Per fisarmonica” da Escola de Música de Perosinho.

    Atualmente é professor de Acordeão no Conservatório de Música do Porto e na Escola de Música de Perosinho.    

      

    Henrique Almeida, Guitarra

    Natural da cidade de Amarante, distrito do Porto, Portugal, Henrique Almeida nasceu a 21 de Dezembro de 1990 e com apenas 11 anos, iniciou os estudos musicais no conservatório CCA - Centro Cultural de Amarante Maria Amélia Laranjeira sob a orientação do professor Hélder Almeida.

    Posteriormente, aos 17 anos ingressa na "Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo" na cidade do Porto (ESMAE) tendo como professores José Pina, Artur Caldeira e Paula Marques (Música de Câmara), tendo realizado o exame final de curso com nota máxima. Durante este período foi também professor de guitarra no CCA e no Conservatório Regional de Vila Real.

    No ano 2012 é admitido como estudante de mestrado na "Hochschule für Musik und Tanz Köln", Alemanha, tendo sido instruído pelo concertista Roberto Aussel. Participou em masterclasses com prestigiados nomes do panorama nacional e internacional, salientando-se Marcin Dylla, Jérôme Ducharme, Carlo Marchione, Goran Krivokapic, Chen Zi, Feliu Gasull, Margarita Escarpa, Dejan Ivanovic e Miguel Carvalhinho.

    Obteve o primeiro prémio na 14ª edição do Concurso Internacional de Guitarra de Sta. Cecília, o primeiro prémio do concurso "Cidade do Fundão", e foi premiado com o terceiro lugar no concurso realizado pela Antena 2, "Prémio Jovens Músicos" em 2014. Já se apresentou como solista em cidades como Colónia, Maastricht, Paris, Bergerac, Aahrus, Porto, Braga, etc.

    Concertista, vive e leciona em Colónia. Fundou o quarteto de guitarras de Colónia: “Cologne Guitar Quartet”, ensemble que já tem no seu currículo o primeiro prémio no concurso “Zeitgenuss” para interpretação de música contemporânea, vencedor do primeiro prémio do concurso “Brigitte Kempen” em Aachen, e é vencedor da bolsa de concertos “Live Music Now” da instituição Yehudi Menuhin. De momento está a ser gerido pela agência “Start Live” e trabalha com a organização “ON Cologne” dedicado à música contemporânea.