•  

    Estatuto Jurídico

    A Academia de Música de Castelo de Paiva é um estabelecimento do ensino especializado de música lecionando cursos básicos e secundários de música de acordo com os normativos em vigor e a autorização concedida pelo Ministério da Educação.

    Funcionando em regime de paralelismo pedagógico durante vários anos, a Academia viu reconhecido em 2011 o seu mérito artístico e educativo através da atribuição da Autonomia Pedagógica pelo Ministério da Educação e Ciência, aos cursos que leciona. Nesta medida, a Academia enquadra-se nos objetivos do sistema educativo e, por conseguinte, os estudos que leciona são equiparados aos ministrados nas escolas públicas.

    No correr diacrónico do tempo tem acedido à Academia um número cada vez maior de crianças e jovens, oriundos não só de Castelo de Paiva, mas também de concelhos vizinhos que procuram obter uma formação artística de mérito. No presente ano letivo, frequentam a Academia cerca de 480 alunos, nos mais diversos cursos do currículo e lecionam cerca de 40 docentes devidamente especializados.

    O desempenho da Academia não se limita à ação educativa. Conforme o Plano Anual de Atividades que elabora, promove inúmeros concertos com os seus alunos, nos mais diversos locais. Saliente-se o elevado nível artístico dos agrupamentos que oferece, nomeadamente a Orquestra de Sopros, a Orquestra Clássica, a Orquestra Ligeira, o Ensemble de Clarinetes, o Ensemble de Metais, o Ensemble de Guitarras, o Ensemble de Saxofones e os Coros.

    A Academia celebrou em 2013 as Bodas de Prata, acontecimento que pretendeu comemorar com um vasto programa que se prolongarou por todo o ano.